Cardápios para semana toda

Tudo o que você precisa saber sobre comida congelada e alimentação saudável planejada

Comida congelada é saudável?

O que precisa ser considerado sempre é a perda de nutrientes, e ela pode ocorrer tanto com a comida congelada, quanto com a comida fresca.

Legumes e verduras que não foram congelados, mas foram cozidos em uma temperatura alta, podem perder mais nutrientes do que se tivessem sido congelados de forma correta.

Com a técnica de branqueamento de legumes é possível eliminar as enzimas que causam a deterioração dos alimentos. Desta forma, eles podem ser congelados com uma perda mínima de nutrientes. O descongelamento deve ser feito passando do freezer para a geladeira, de um dia para outro, e depois levando para o cozimento no vapor ou um breve refogado com o fogo baixo.

O congelamento deve seguir algumas regras que também levarão a uma perda mínima de nutrientes. Quando o congelamento é feito de forma rápida não ocorre o rompimento das células dos alimentos, mantendo seus nutrientes e o sabor.

Vantagens da comida congelada

  • Praticidade
  • Cardápios bem elaborados
  • Equilíbrio nutricional e alimentação mais saudável
  • Evita que o alimento estrague na geladeira
  • Não tem conservantes
  • O congelamento evita a proliferação de bactérias

Prazo de validade

  • No freezer (-12°C ou mais frio): 8 meses
  • No congelador (-10 ou mais frio): 60 dias
  • Na geladeira (+4 ou mais frio): 24 horas

Embalagens especiais de alumínio

As embalagens utilizadas em nossos cardápios são de um alumínio especial que pode ir ao freezer, forno convencional e microondas, diferente das embalagens de alumínio comuns.

Uma embalagem para cada categoria de alimento

No caso dos congelados de refeições semanais, os pratos são embalados separadamente por categoria. Por exemplo, no caso da "Carne ensopada com abóbora", a carne com abóbora será congelada em uma embalagem e o arroz em outra embalagem. Já no caso do "Empadão de frango", apenas uma embalagem será utilizada, porque esta refeição não possui acompanhamento.

Informações sobre a preparação dos alimentos que você precisa saber

  • Levamos a sério as regras de higiene pessoal e dos alimentos
  • Utilizamos vegetais e frutas frescas
  • Utilizamos extrato de tomate caseiro
  • Utilizamos temperos e ervas naturais
  • Não utilizamos caldos de galinha ou de carne industrializados
  • Não utilizamos realçador de sabor como glutamato monossódico

Levar comida para o trabalho

Para quem tem uma copa no trabalho e curte uma alimentação saudável, os congelados podem ser uma boa opção. É possível planejar o cardápio de toda semana.

Você pode descongelar a comida em casa, deixando na geladeira de um dia para o outro, colocar no seu recipiente preferido e levar para o trabalho. Você também pode levar na embalagem original de alumínio e esquentar normalmente no trabalho.

Com uma bolsa térmica, você vai colocar de 4 a 3 volumes pequenos: 1 ou 2 volumes de congelado, 1 volume para a sobremesa e uma garrafa com polpa de fruta.

Refeições em casa a qualquer momento

Com a correria do dia a dia, às vezes fica difícil planejar uma alimentação saudável e balanceada. Tanto para quem mora sozinho e não gosta de cozinhar, quanto para quem é casado, com filhos e não tem disposição de chegar do trabalho e ainda fazer comida para o jantar e o almoço da família no dia seguinte.

Com os congelados é possível ter sempre várias opções de refeição a qualquer momento.

Como descongelar os alimentos

Para descongelar, mantenha na geladeira de um dia para outro e aqueça no microondas ou forno convencional.

Você também pode descongelar o prato no microondas, porém, levará mais tempo.

Evite recongelar os pratos, pois pode ocorrer perda de nutrientes e sabor.


* As dicas abaixo foram extraídas do site www.wyda.com.br.

Por que utilizar embalagens de alumínio?

Reciclagem do alumínio

Alumínio é o primeiro nome lembrado quando o assunto é reciclagem. A reciclabilidade é um dos principais atributos do alumínio em termos econômicos, sociais e ambientais. Pode ser reciclado infinitas vezes, sem perder suas características no processo de reaproveitamento, ao contrário de outros materiais.

Recuperação

Quando a folha de alumínio não é recolhida para reciclagem e é processada em incineradores, a maior parte da folha laminada será oxidada e liberará energia, que pode ser recuperada. O mais importante é que o alumínio não oxidado remanescente pode ser extraído das cinzas do fundo do incinerador e utilizado posteriormente para fins de reciclagem.

Barreira de proteção

A barreira total da folha de alumínio contra a luz, gases e umidade é o principal motivo para sua utilização como embalagens para alimentos, bebidas e em aplicações técnicas. Mesmo quando muito fina, a folha de alumínio protege e preserva o aroma e as características do produto embalado. Ela aumenta a vida útil de produtos por vários meses, e até anos, retendo integralmente seus valiosos aromas. Ao garantir a preservação dos produtos por longos períodos sem necessidade de refrigeração, a embalagem de folha de alumínio ajuda a impedir que os alimentos se deteriorem, além de garantir economias substanciais de energia.

Desempenho térmico

A folha de alumínio é bastante condutora de calor. Ela resiste a todas as variações de temperatura que possam surgir durante o processamento e utilização de embalagens, desde uma temperatura bem abaixo daquela do ultracongelamento até as extremas usadas para cozinhar e grelhar, sem deformar, derreter ou apresentar riscos de trincamento repentino. A folha de alumínio também dissipa rapidamente o calor, o que é ideal para os processos com autoclave e vedação térmica. Ela pode ajudar a minimizar o tempo de vedação e a regular a variação de temperatura quando usada em contêineres e embalagens flexíveis, ajudando assim a proteger a qualidade do produto e a garantir a economia de energia. Sua condutibilidade térmica pode ajudar a minimizar os tempos de processamento, resfriamento e reaquecimento. Vital para a operação eficiente do motor de um veículo e para o conforto do motorista, e dos passageiros, os trocadores de calor com aletas de folha de alumínio fornecem refrigeração e aquecimento, conforme a necessidade. Graças à sua leveza, a folha de alumínio tornou-se uma escolha automática.

Uso no microondas

Observe se a embalagem foi colocada adequadamente e se o forno está nivelado. Ela deve ficar bem no centro do prato giratório, evitando o contato da embalagem com as paredes internas do forno microondas.

Ao retirar a embalagem de alumínio do microondas, use uma luva protetora, evitando queimaduras.

O que se deve fazer para obter melhores resultados ao utilizar embalagens de alumínio especial para forno de microondas?

Não permitir que o alumínio encoste nas paredes do aparelho, mantendo a distância mínima de 3 cm e retirar a tampa de alumínio das embalagens antes de levá-las ao forno.

É importante que ele ocupe todo o conteúdo da embalagem.